De forma geral, a avaliação psicológica pode ser entendida como um processo técnico e científico de coleta de dados, estudo e interpretação das informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas − métodos, técnicas e instrumentos.
O uso de testes é muito comum na prática da avaliação psicológica. Embora eles sejam os instrumentos mais científicos, testes e avaliações não são sinônimos.
Os testes são uma das ferramentas mais usadas no processo de avaliação. Mas, avaliar é muito mais do que aplicá-los.
A avaliação psicológica possui grande importância na atuação do psicólogo e deve ser contemplada como um relevante aspecto à formação do aluno do curso de psicologia. Trata-se de uma comunicação breve sobre aspectos primordiais para o início do processo de avaliação, considerando o respeito ético ao bem-estar da pessoa, suas demandas e peculiaridades.
Compreender a complexidade e a gama de preocupações e cuidados pertinentes a esta atuação faz parte da proposta deste texto, tendo como discussão principal a necessidade de uma atenção ao início do processo investigativo, como também ao feedback devolutivo ao paciente que procura por uma Avaliação Psicológica.